FANDOM


Hatsune Miku
Ofclboxart cfm Hatsune Miku-illu.png
Informações Gerais
Sexo Feminino
Idade 16
Altura 5'2" / 158 cm
Peso 92.4 lbs / 42 kg
Informações sobre o produto
Companhia Crypton Future Media, Inc.
Distribuidor Crypton Future Media, Inc.
Provedor de voz Saki Fujita
Ilustradores KEI(Standard\2007)

Masaki Asai(Append\2010)

iXima(Miku V3\2013)

Zain(Miku English\2013)

Afiliação YAMAHA

SEGA

 

Hatsune Miku (初音 ミク)é uma VOCALOID japonês desenvolvido e distribuído pela Crypton Future Media Inc.Depois do lançamento de MEIKO e KAITO,a Crypton percebeu que o apelo do personagem estampado na box era grande ao público otaku.Para o próximo lançamento,e primeiro da empresa dentro de Vocaloid2,a Crypton planejou suas ações se voltando completamente para o mercado otaku.O ilustrador KEI foi contratado para fazer um design que remetesse a um sintetizador de voz.O design foi escolhido depois de um longo tempo,sendo baseado em sintetizadores e na própria interface do Vocaloid.

Conceito:Editar

Crypton teve a idéia de lançar Miku como "Uma diva android no mundo futuro próximo onde as canções são perdidas."

Sua primeira idéia era de um vocal bilíngüe Japonês e Inglês,mas isso mais tarde tornou-se o conceito de Megurine Luka.

NomeEditar

O nome da nova personagem também foi planejado: “初,” (Hatsu) significa “primeiro”, “音” (Ne) significa “som”, e “ミク” significa “futuro”.Ele significa,portanto,“primeiro som do futuro”. 

AparênciaEditar

Quando KEI desenhou Miku,ele recebeu um esquema de cores para trabalhar com(baseado em assinatura de cor azul-verde 'Yahama sintetizadores)e foi convidado a desenhar Miku como um andróide.Crypton também forneceu KEI com conceitos detalhados de Miku,no entanto,Crypton disse que não era fácil de explicar o que era um "Vocaloid" para ele.KEI disse que não poderia criar uma imagem de um "computador cantando" em primeiro lugar,como ele não sabia nem o que era um "sintetizador".Ele levou mais de um mês para completar a comissão.

Miku foi originalmente destinado a ter um penteado diferente,mas depois de experimentar tranças,KEI pensou que eles eram mais adequado.Suas tranças desde então se tornaram uma parte icônica de seu design.Em 22 de junho de 2012,maria chiquinha de Hatsune Miku ainda lhe rendeu o título da maria chiquinha que melhor representou os anos 2000,marcando-lhe o melhor conjunto de Twin Tails desde o alvorecer do século 21.Ela agora compartilha sua distinção cauda dupla com outros personagens como Sailor Moon(que ganhou melhor maria chiquinha Tails para o período dos anos 90).

O design digital na saia e botas de Miku é baseado em cores de programa de sintetizador,e as barras representam bares reais dentro do programa,seguindo as idéias de Crypton.Parte do seu projeto é baseado em alguns dos modelos de teclado da Yamaha,em particular o DX-100 eo DX-7.As praças finas ao redor de suas tranças são fitas futuristas feitos de um material especial que flutua no lugar.Como pode ser visto na arte de KEI para Miku,eles são capazes de manter as tranças do Miku no lugar,sem ter que tocar fisicamente o próprio cabelo.As fitas também são relatados por KEI para ser o item mais difícil no design da personagem para recriar cosplayers.

Depois de um meme da internet envolvendo Hachune Miku,Miku foi associado com uma cebolinha(muitas vezes confundido com um alho-porro,devido à aparência semelhante).Isto,junto com a associação de KAITO com sorvete,iniciou uma discussão chamada "Guerra do item"dentro do fandom de Vocaloid,onde se tornou tradicional para os novos Vocaloids ter um item atribuído a eles e os itens foram debatidos em até que esta ocorrência tenha morrido desde então.

Merchandising:Editar

Hatsune Miku tem milhares de CDs, figures, nendoroids, figmas, pelúcias, chaveiros e qualquer coisa que se possa imaginar. O principal atrativo é a parceria entre a Crypton e a SEGA, resultando em diversos produtos promocionais, além de jogos e shows.

A parceria entre a Sega e a Crypton foi firmada com o lançamento do game Project Diva, um game musical para PSP com algumas músicas da Miku, o objetivo do jogo é acertar os botões no mesmo ritmo da música. A versão mais atual é o Project Diva F 2nd, prevista para PS3 e PSVita em 2014. Também existe a versão arcade do game, a mais recente é o Project Diva Arcade: Future Tone. Recentemente SEGA também tem investido em um jogo de ritmo para o Nintendo 3DS chamado Project Mirai. Nesse jogo os personagens têm uma aparência parecida com a dos Nendoroids, e com um setlist de músicas bem diferente do Project Diva. Hoje o jogo já está na sua segunda versão. Depois de alguns anos de desenvolvimento a SEGA já lançou mais de 5 jogos com VOCALOIDs para várias plataformas. Além da SEGA existem jogos feitos por fãs, como Project Diva PC, que nada mais é que um hack de Project Diva adaptado para PC. Em 2013 foram lançados diversos games menores pra celular, como o Miku Miku Hockey. Miku também tem aparecido em diversos outros games famosos como colaboração, como no Monster Hunter Frontier G e no Seventh Dragon 2020.

Além de jogos, a SEGA também promove shows ao vivo dos Cryptonloids. A principal estrela do show é a Miku, mas os outros produtos da companhia também aparecem. A estrutura do show é montada com um telão de vidro onde os hologramas são projetados. Estrutura similar utilizada em shows da banda Gorillaz.

Hatsune Miku é a garota propaganda de algumas marcas no Japão e nos Estados Unidos. A colaboração mais conhecida é com a Toyota, que utilizou a Miku para um comercial americano, mas ela também já participou em comerciais para MSN Live, Google Chrome, Family Mart, LincEnglish e Domino’s Pizza.

O mangá mais conhecido com a Miku é o Maker Hikōshiki Hatsune Mix, que foi desenhado pelo ilustrador original KEI, foi lançado na Comic Rush em 26/11/2007. Existe ainda o Hachune Miku no Nichijō Roipara! desenhado por Ontama e lançado na Comp Ace em 26/11/2007, e o yonkama Chibi Miku-san, desenhado por Minami. Muitas novels e visual novels também foram produzidas com a Miku e outros cryptonloids aparecendo como personagens, diversas vezes são concebidas a partir de músicas populares com a Miku, e atualmente esse tipo de produção com a Miku é mais numeroso e popular do que os mangás.

Miku tem aparecido em estampas de diversas roupas, como em camisetas da Welovfine. A presença de cosplayers da Miku é constante nos principais eventos de cultura japonesa. Até mesmo um cosplay oficial foi concebido pelo Piapro no final de 2012.

Utilização Musical:Editar

Miku possui um voicebank considerado mediano. Apesar de ser a Vocaloid mais famosa, Miku tem um voicebank um tanto quanto problemático, saindo do pitch correto e apresentando um ataque muito grande e fraqueza na pronúncia das consonantes. Muitos fãs consideram Miku a melhor e mais fácil Vocaloid de ser utilizada e geralmente é a primeira compra de um Vocaloid no Japão. Embora essa informação seja defasa e errônea, muitas pessoas ainda acreditam que nenhum voicebank lançado até hoje tenha superado a Miku em termos de qualidade. Além dos problemas, Miku não tem resultados muito realistas. Isso foi corrigido com o lançamento do seu append. Graças à quantidade de voicebanks e diferentes expressões ela é adequada para quase todos os gêneros, sendo POP o gênero principal. O lançamento da Miku English e da Miku V3 aumentou a possibilidade de resultados mais realistas e também aumentou um pouco a sua utilização para músicas em inglês.

Popularidade:Editar

Ela foi muito bem recebida não só pelos otakus mas pelos músicos no geral, como a demanda do mercado de idols é muito grande no Japão, a voz bonitinha junto a um avatar inocente fecham exatamente com o que o público espera de uma cantora. Ainda hoje Hatsune Miku se mantém firme em sua popularidade, apesar de ter decaído nos últimos anos, ela ainda é quem recebe mais investimentos e quem mais tem aparições fora do seu propósito original. Hoje a própria Crypton reconhece a Hatsune Miku como uma “plataforma colaborativa” e não mais apenas um software musical. Assim, com um bom investimento em sua imagem, é de se esperar que ela continue sendo vista como a representante oficial de Vocaloid no mundo, embora outros Vocaloids tenham seu espaço mais valorizado dentro do fandom. Hatsune Miku se tornou o ícone de uma cultura e mudou a história do Japão, seu uso como VOCALOID pode chegar ao fim um dia, mas sua história como idol jamais será esquecida.

Curiosidades:Editar

  • Em outubro de 2009 buscadores como o Google e o Yahoo bloquearam todas as imagens da Miku de seus resultados por considerarem como spam.
  • Miku aparece em diversos animes como Lucky Star, Sayonara Zetsubou Sensei, Hyouka e em vários outros, seja como sua própria persona, referências ou personagens fazendo cosplay de Miku.
  • Miku já foi utilizada em músicas de abertura de animes(como em Black Rock Shooter),e também em encerramentos(como em Akikan! e Watashi ga Motenai no wa dō Kangaetemo Omaera ga Warui).
  • Sound Horizon, uma banda japonesa, usou Hatsune Miku em um de seus CD, Saki Fujita narrou a história do CD.
  • Miku não é a primeira Vocaloid a aparecer em um show, embora ela seja a primeira a ter um show próprio, Miriam foi a estrela de um show realizado em 2004.
  • Geralmente ela é confundida com a primeira Vocaloid lançada por ter a tatuagem de 01 em seu braço, Com o tempo a própria mídia passou a reportar erroneamente essa informação.
  • Miku foi enviada para o espaço na nave exploradora Akatsuki.
  • Miku apareceu na Playboy japonesa junto com Yoshiki Risa.
  • Ela foi consagrada ícone da cultura de Sapporo em 2012.
  • Hatsune Miku é influência para algumas marcas de roupa e já foi base para marcas como Louis Vuitton e Marc Jacobs.
  • Miku já foi capa de uma revista especializada da Nike e de uma famosa revista sobre Desktop Music em 2013.
  • Miku já foi cogitada para aparecer nos Jogos Olímpicos de Londres em uma pesquisa extra-oficial realizada entre os fãs, e ficou em primeiro lugar na pesquisa, ultrapassando nomes como Justin Bieber e Lady Gaga.
  • Com um total de 13 voicebanks, hoje Miku é a Vocaloid com mais bancos de voz lançados para a engine do Vocaloid.
  • A Miku English figurou no topo dos instrumentos virtuais mais vendidos pela BigFish Audio.
  • O lançamento da Miku V3 causou uma sobrecarga nos servidores de registro da Yamaha logo após o seu lançamento.

Galeria:Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória